Urnas são preparadas para o segundo turno de Eleição Suplementar para governador

por Por G1 Tocantins — publicado 18/06/2018 10h40, última modificação 18/06/2018 10h40
Colaboradores: Por G1 Tocantins, Edilson Barros
G1 Tocantins
Votação está marcada para o dia 24 desse mês. Urnas receberam informações dos candidatos Mauro Carlesse (PHS) e Vicentinho Alves (PR), que disputam o cargo.

Em Palmas as urnas já começaram a ser lacradas para o segundo turno da eleição suplementar para governador do estado, que será realizada no próximo domingo (24). Mauro Carlesse (PHS) e Vicentinho Alves (PR) disputam o cargo.

Daniela Medina é estudante universitária e foi contratada temporariamente para trabalhar para a Justiça Eleitoral. Nesse sábado (17) passou horas conferindo cabos, conexões, botões. "Hoje já mexi em umas 50 urnas", diz

Só a 29º Zona Eleitoral de Palmas tem 564 seções eleitorais, mas o número de urnas é maior: 700, para o caso de alguma dar problema na votação e precisar ser trocada.

Depois do primeiro turno da Eleição Suplementar, que aconteceu dia 3 de junho, os dados de cada equipamento foram apagados.

Dessa vez as urnas receberam as informações dos dois candidatos que disputam o governo do estado no segundo turno.

"São escolhidas algumas urnas para auditoria. É feita a votação nessas urnas, para que no dia 24 estejam funcionando normalmente", explica o chefe do cartório eleitoral de Palmas Adielson Gonçalves.

Desse fim de semana até o segundo turno da eleição, as urnas vão ficar guardadas em uma sala, sob a vigilância da Polícia Militar. Os equipamentos só saem do local na véspera, quando vão ser levados para as seções eleitorais.

Para as 40 pessoas responsáveis pelo trabalho, sejam técnicos da Justiça Eleitoral ou temporários, fica o sentimento de ter contribuído com a democracia. "A experiência é muito boa, diferente. A gente não imagina que tem todo esse trabalho quando chega para votar", diz Daniela.