Tocantins vai escolher novo governador neste domingo; confira os números da eleição

por Por G1 Tocantins — publicado 01/06/2018 09h03, última modificação 01/06/2018 09h03 G1 Tocantins
A votação será neste domingo (3) e mais de um milhão de eleitores são esperados nas urnas. Quem vencer fica no comando do Palácio Araguaia até o fim do ano.
Tocantins vai escolher novo governador neste domingo; confira os números da eleição

Quem ganhar a eleição fica no comando do Palácio Araguaia até dezembro (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Os moradores do Tocantins vão escolher um novo governador neste domingo (3). Mais de um milhão de eleitores são esperados nas urnas para votar e escolher qual dos sete candidatos na disputa vai comandar o Palácio Araguaia até o fim do ano.

A segurança da eleição será feita por 1.290 policiais militares e também por equipes do Exército nas aldeias indígenas em cinco cidades. O número de soldados não foi informado pelo 22º Batalhão de Infantaria, responsável pela operação.

Os eleitores vão comparecer a 4.109 sessões eleitorais. 297 delas são adaptadas para a acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção. O atendimento aos cidadão será feito por 14,205 voluntários e por 873 funcionários do Tribunal Regional Eleitoral.

A eleição estava fora do planejamento do TRE para o ano e está sendo realizada após o ex-governadore Marcelo Miranda (MDB) ser cassado por suspeita de uso de caixa 2 na campanha eleitoral dele em 2014. Ao todo, organizar o pleito fora de época custou aos cofres públicos aproximadamente R$ 15 milhões.

Uma das partes mais complexas da logística no Tocantins é a distribuição das urnas para a votação nas aldeias indígenas. O estado tem 4.275 eleitores indígenas cadastrados distribuidos em 25 seções eleitorais.

No domingo (3), as seções eleitorais fecham às 17h. Quem já estiver na fila neste horário vai receber senha e poder votar normalmente, mas quem chegar depois não vai pode mais entrar nos locais de votação.

O TRE trabalha com a meta de entregar o resultado em até cinco horas após o fechamento das urnas, mas nas últimas eleições os votos têm sido computados mais rápidamente graças ao sistema eletrônico usado pela Justiça Eleitoral.

 

Confira os números da eleição suplementar

 

 

  • Candidatos: 7
  • Eleitores aptos a votar: 1.018.329
  • Urnas: 4.998 (seções e mais contingência)
  • Sessões: 4.109, sendo 297 especiais (com acessibilidade)
  • Voluntários: 14.205
  • Funcionário do TRE: 873
  • Segurança: 1.290 policiais
  • Custo: R$ 15 milhões
  • Indígenas: 4.275 em 25 seções distribuídas nas aldeias da 5ª ZE de Miracema, 9ª ZE de Tocantinópolis, 13ª ZE de Cristalândia, 15ª ZE de Formoso do Araguaia, 23ª ZE de Pedro Afonso, 32ª ZE de Pedro Afonso, 33ª ZE de Itacajá, 34ª ZE de Santa Fé do Araguaia.
  • Encerramento da votação às 17h, quem ainda estiver na fila recebe senha e pode votar.
  • Fim da apuração: meta é concluir em até cinco horas, mas normalmente os votos são computados antes disso.