Tocantins é o primeiro estado a realizar reunião técnica de alinhamento do Programa Criança Feliz

por crt publicado 15/08/2017 11h24, última modificação 15/08/2017 11h24
O programa priorizará as crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A iniciativa tem como ponto central a visitação domiciliar. Nos encontros, técnicos capacitados vão orientar os pais sobre a maneira adequada de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente nos primeiros mil dias de vida.

Com o intuito de orientar as equipes gestoras dos municípios que aderiram ao Programa Criança Feliz, a Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas) promove nesta segunda e terça-feira, 14 e 15, uma reunião técnica de Alinhamento, em Palmas. O Tocantins é o primeiro estado brasileiro a realizar esta reunião.

Para a gestora da Setas, Patrícia do Amaral, “é sempre um desafio alinhar ações em realidades tão diferentes, mas instruções e orientações do programa servem para que cada ambiente possa ser trabalhado pelas equipes, observando seus contextos”, afirmou.

A consultora técnica do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Roberta Sousa, em sua apresentação, falou sobre a importância do programa para um futuro melhor. “O programa pensa as orientações desde a concepção da criança, por isso a importância de ações intersetoriais. Para um bom resultado a médio e longo prazo, necessitamos dos outros setores, como educação e saúde, nesse trabalho que atenderá os mais necessitados”, afirmou ela, lembrando que esta é a primeira reunião técnica de alinhamento do Criança Feliz realizada no país.

Elisandra Alves Braga, secretária municipal de Assistência Social de Palmeiras do Tocantins, falou das expectativas da reunião e de como tem observado os primeiros resultados do programa em sua cidade. “Estou muito empolgada, porque demos uma alavancada desde que iniciamos a implantação. Nosso município é carente e temos muitas famílias com necessidade dessa aproximação. Estamos bastante adiantados nos trabalhos e já até recebemos moradores que vieram elogiar o programa”, disse.

Participam da reunião a equipe técnica da Proteção Social Básica da Setas, representantes do Comitê Gestor Estadual e do MDS, além de gestores, coordenadores e supervisores dos municípios que aderiram ao Programa no Estado.

Programa Criança Feliz

Mais municípios

O Ministério do Desenvolvimento Social reabriu o processo de adesão ao Programa Criança Feliz para os municípios que já estavam aptos, mas não aderiram na primeira etapa. No Tocantins, mais 37 municípios podem se inscrever até o dia 18 de agosto pelo site www.mds.gov.br.

Fonte: Portal do Tocantins