Municípios já podem preencher formulários para receber os kits da Agricultura Familiar

por crt publicado 01/12/2017 18h27, última modificação 01/12/2017 18h27
Os 139 municípios do Estado terão até o dia 31 de janeiro de 2018 para manifestar o interesse em receber os kits que equiparão as centrais de Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar. Para participar, é necessário preencher o Termo de Aceite e entregá-lo à Gerência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (GSAN), da Secretaria de Estado do Trabalho e da Assistência Social (Setas).

Os 139 municípios do Estado terão até o dia 31 de janeiro de 2018 para manifestar o interesse em receber os kits que equiparão as centrais de Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar. Para participar, é necessário preencher o Termo de Aceite e entregá-lo à Gerência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (GSAN), da Secretaria de Estado do Trabalho e da Assistência Social (Setas).

Kits são compostos por computadores, impressoras, caixas para armazenar verduras, freezers, ares-condicionados, balanças, entre outros, e são resultados de um convênio de R$ 5,7 milhões firmado entre a Setas, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e a Caixa Econômica Federal (CEF).

Os equipamentos serão distribuídos conforme a quantidade de habitantes, assim classificados: o primeiro kit irá para 74 municípios com população de até 5 mil habitantes; o segundo atenderá 51 cidades entre 5 mil e um a 10 mil habitantes; e o terceiro contemplará 14 cidades com mais de 10 mil habitantes. Lembrando que os kits possuem equipamentos diferentes, de acordo com a demanda populacional.

Centrais de distribuição de alimentos

As Centrais de Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar, ou Central de Abastecimento, são espaços para recebimento e entrega dos produtos provenientes da agricultura familiar. Esses locais têm como objetivo principal armazenar em condições adequadas os alimentos e conservá-los, evitando assim o desperdício.

Pelo Compra Direta, os produtores da Agricultura Familiar já têm a venda da sua plantação garantida, por meio de um convênio com o Ruraltins, que recebe a colheita e armazena os alimentos nas centrais, seguido da distribuição.

Por sua vez, estes alimentos são enviados às entidades previamente cadastradas nos Conselhos Municipais de Assistência Social de cada cidade, como centro de idosos, creches, Centros de Referência de Assistência Social, escolas, entre outros.

O Compra Direta é uma ação do Governo do Tocantins que trabalha com a geração de emprego e renda, possibilitando, de forma articulada, beneficiar agricultores e entidades assistenciais.

Formulário

As prefeituras podem acessar o site  www.setas.to.gov.br e imprimir o formulário, em seguida entregar na Setas.

FONTE: PORTAL DO TOCANTINS